Read our news

Frente de caixa – Cancelamento de pedido

No comments

Por segurança, e prevenção contra fraude, o garçom não consegue cancelar um pedido no celular. isso somente é possível no frente de caixa.

Digamos que a mesa 9 como demorou muito pra ficar pronto resolveu cancelar o pedido. Então clicando no botão de mesas, eu escolho a mesa 9 e seleciono o botão cancelar pedido.

Sistema pede pra informar a justificativa, então eu escrevo o porque estou cancelando esse pedido, essa justificativa vai pros relatórios de fechamento, análise e conferencia, onde vai dizer que o atendente cancelou o pedido da mesa 9, porque o cliente esperou demais e desistiu do lanche.

O pedido vai ficar marcado na listagem com fundo preto, simbolizando então que ele foi cancelado.

conteudoFrente de caixa – Cancelamento de pedido
leia mais

Frente de Caixa – Cliente retirou no restaurante e fez o acerto

No comments

Agora vamos mostrar como faz para concluir a venda e fazer o acerto quando o cliente escolhe a opção ‘Retirar no restaurante” no botão “Tipo de frete”.

Então vamos começar a partir do momento que o lanche já está pronto o cliente já está no estabelecimento para fazer o acerto.

Primeiro escolha o cliente aqui na lista de pedidos, e clique no pedido.  Ele vai direto pra tela de finalização.

No caso quando o cliente ligou, ele esqueceu de pedir a bebida, e pediu no balcão mesmo.  Então é só clicar no botão voltar, escolher a categoria BEBIDAS e informar a bebida que ele está levando.

Ai é só adicionar a forma de pagamento do cliente e devolver o troco se for caso.

Depois de todo esse processo é só fazer o acerto clicando no botão “acerto” ou apertando “F4” no seu teclado, apertar em “gravar e imprimir” e pronto.

conteudoFrente de Caixa – Cliente retirou no restaurante e fez o acerto
leia mais

Frente de Caixa – Saída do Motoboy

No comments

Nessa operação, vou te mostrar como faz a saída do motoboy. Nesse exemplo o pedido numero 44 ficou pronto, e o motoboy vai sair para entregar.

Na tela principal, clique no botão “Saída do Motoboy” ou aperte “F8”

O cadastro dos motoboys é feito lá no retaguarda, e é recomendado que você cadastre cada um em separado, assim fica mais fácil para analisar nos relatórios e até para fazer o acerto no final da noite.

O próximo passo é escolher o motoboy que vai fazer a tele-entrega. Nesse exemplo vou escolher o motoboy João, agora é só colocar o número dos pedidos. Como nesse caso ele só vai fazer uma entrega, vou colocar para ele entregar só o pedido 44 e seleciono o botão adicionar

E já posso clicar em ‘Salvar”

Mas se por exemplo o João nessa saída dele fosse fazer duas entregas, eu colocaria o número de cada um dos pedidos um por vez nessa mesma tela

Assim que é clicado em “Salvar”, o sistema troca a fase do pedido e ele fica em cinza

Caso o cliente tenha um e-mail registrado na ficha dele, ele recebe um aviso de que o pedido está a caminho e que o motoboy saiu pra fazer a entrega.

conteudoFrente de Caixa – Saída do Motoboy
leia mais

Frente de Caixa – Cliente com dois endereços

No comments

O sistema permite que um cliente tenha vários endereços no cadastro, por exemplo: endereço de casa, endereço da empresa, endereço da casa da namorada, e por aí vai, sem limites.

Nesse exemplo vamos mostrar como faz um pedido de tele entrega, para um cliente que tenha mais de um endereço.  Para fins desse exemplo vou usar o cadastro da cliente MARIA CRISTINA.

Inicie a venda clicando no botão “iniciar venda” ou tecle ‘F7’ , irá aparacer uma tela e agora você pode digitar o nome do cliente e o sistema vai mostrar a lista de todos os nomes relacionados que tem no cadastro. Clicando em cima do nome dele já abre a ficha. 

Caso você queira alterar alguma coisa na ficha, como colocar um e-mail, data de nascimento, pode alterar tranquilamente.

O sistema mostra os endereços cadastrados para essa cliente.  Se clicar no endereço abre a tela de cadastro dele e pode ser alterado qualquer informação aqui também.

Depois disso é só começar a fazer o pedido clicando no botão “fazer pedido” ou teclando “F7”, escolhendo o que o cliente vai consumir e em seguida selecionar a opção “finalizar pedido”

Agora você escolhe o tipo de frete, no caso desse exemplo a cliente quer uma tele entrega.

E na lista logo a cima você escolhe para qual endereço vai

Feito isso é só clicar no botão “gravar e imprimir”, e o sistema leva de volta para lista de pedidos.

Lembrando que de acordo com o bairro o valor do frete pode variar

conteudoFrente de Caixa – Cliente com dois endereços
leia mais

Frente de Caixa – Pedido a ser retirado no restaurante

No comments

Nesse exemplo, vamos demostrar um caso onde o cliente liga, mas ele não quer tele, ele informa que vai passar no restaurante para retirar o pedido

Inicie a venda normalmente clicando em ”iniciar venda” ou teclando “F7”.

E procure pelo o nome, telefone ou CPF/CNPJ do cliente, nesse caso ele me deu o nome: MAURICIO DE SOUZA.

Como ele é um novo cliente, você precisa clicar em “adicionar novo cliente”

Nisso vai aparecer uma tela para cadastrar um novo cliente

O nome do cliente já vem preenchido pelo sistema, e como é um caso de retirada, não precisa ter o endereço dele, então é só clicar direto em “fazer pedido” ou teclar “F7”

Sistema vai dar um alerta que o cliente não tem endereço, então é só confirmar e seguir.

Agora é só incluir os itens do pedido, nesse exemplo vamos imaginar que ele queira um lanche apenas, então é só incluir ele e clicar em “finalizar pedido” ou teclar “F7”

Como o cliente não tem endereço nenhum cadastrado, na lista vai ficar em branco.

No tipo de frete você escolhe “retirar no restaurante“. Pode-se também agendar um horário para retirada, com isso a cozinha consegue organizar e deixar o lanche pronto próximo do horário do cliente chegar, para que o lanche não esteja frio na hora

Tanto a informação de que vai ser retirado no restaurante, quanto a informação do agendamento, aparecem em destaque nos impressos de produção, que é justamente para cozinha se organizar.

Com isso é só gravar, imprimir e pronto, já volta para a lista e o pedido aparece normalmente.

conteudoFrente de Caixa – Pedido a ser retirado no restaurante
leia mais

Frente de Caixa – Pedido na mesa

No comments

No frente de caixa podemos fazer inclusão de pedidos para uma determinada mesa, essa ação também pode ser feita pleo garçom no celular

Como exemplo, vamos anotar um pedido na mesa 14.

1 – Inicie clicando em “mesas (F1)”

2 – Escolha a mesa nesse mapa de mesas, nesse caso vamos escolher a 14

3 – Na sequência, é só selecionar os itens e clicar em “incluir item (F8)”

E inclusive tem a possibilidade de informar os ingredientes que o cliente quer eliminar do lanche.

Nesse exemplo o cliente pediu para retirar arroz e as fritas do prato dele.

4 – Para remover algum ingrediente do pedido é só clicar nesse ícone.

E desmarcar os itens indesejados

5 – Caso você queira adicionar outro lanche de uma outra categoria ou até mesmo uma bebida, deve-se trocar a seleção da categoria

Você faz essa ação vindo na barra que fica na parte inferior da tela, e selecionando outra listagem de produtos

6 – Depois desse processo, é só clicar em “finalizar pedido (F7)” e ir direto para opção de ‘Gravar e Imprimir’

7 – Na sequência o sistema irá para a tela principal, onde mostrará o pedido na lista junto com os demais.

conteudoFrente de Caixa – Pedido na mesa
leia mais

Frente de Caixa – Registrando pedido de tele-entrega (cliente novo)

No comments

Neste exemplo, vamos simular um pedido de tele-entrega, onde o cliente ainda não está cadastrado, ou seja, é a primeira vez que ele faz pedido.

Comece a venda clicando em ”iniciar venda” ou teclando “F7”.

Você pode utilizar o mouse e clicar nos botões, ou utilizando o teclado. Mas é mais produtivo ir direto pelo teclado ou pelo toque, se o seu monitor for toutchscreen.

Veja a seguir as etapas para anotar o pedido do cliente:

Localizando o cliente

1 – Iniciada a venda, abre essa tela de busca onde você pode digitar uma parte do nome do cliente, do telefone, ou do CPF. 

2 – Nesse exemplo vou simular que eu vi no identificador de chamadas um número de telefone: “912343344”

3 – Ao clicar em “Buscar”, o sistema retorna que não encontrou nenhum cliente com esse telefone no cadastro. Com isso vou pedir pra “adicionar novo cliente”

Preenchendo a ficha de cadastro do Cliente

1 – O único campo obrigatório dessa tela é o nome. Então para fins deste exemplo, vamos preencher apenas essa informação e teclar “ENTER”.

2 – Caso seja preenchido o e-mail na ficha do cliente, o sistema enviará mensagem a ele a cada mudança de fase, então por exemplo ele vai receber um e-mail confirmando o pedido assim que ele for incluído e outro quando o motoboy sair para fazer a entrega.

3 – Como o sistema percebeu que tentamos localizar por um número de celular, ele já preencheu no campo correspondente.

4 – Em seguida, clique em “Adicionar endereço (F9)” para prosseguir informando o endereço do cliente.

Informando o endereço do cliente

1 – Preencha as informações do endereço, iniciando pelo CEP.

2 – Caso sua cidade tenha o CEP individualizado por ruas, o sistema fará a busca e preencherá as informações correspondentes.

3 – Escolha o bairro na lista. Para garantir a correta precificação dos fretes, e evitar erros de digitação por parte do operador, você precisa cadastrar os bairros e seus fretes no retaguarda.

4 – Preencha todas as informações incluindo ponto de referência, para facilitar o trabalho do motoboy no momento da entrega.

5 – Finalizado o cadastro, clique em “Salvar”.

6 – Você pode incluir mais endereços para o cliente, teclando (F9) – caso o cliente tenha vários endereços, não se preocupe – até aqui estamos apenas preenchendo o cadastro. O endereço da entrega será informado mais adiante na finalização do pedido.

7 – Prossiga para a próxima etapa, teclando em “Fazer Pedido (F7)”.

Anotando o pedido.

1 – Inicie escolhendo a categoria de produtos clicando na lista. No exemplo acima estamos visualizando os itens da categoria cachorro quente. 

2 – Clique no item (produto) da categoria.

3 – Clique em “Incluir Item” ou tecle F8.

4 – O produto que você incluiu, aparecerá na comanda.

5 – Prossiga anotando todos os itens que o cliente deseja.

6 – Assim que o cliente informou tudo que ele deseja consumir, clique em “Finalizar Pedido (F7)”, para informar o tipo de entrega, previsão de tempo e forma de  pagamento.

Finalização do Pedido

1 – Escolha o tipo de frete na lista. Os tipos de frete que aparecem nessa listagem são configurados pelo restaurante diretamente no retaguarda.

2 – Observe que até este momento o valor do pedido totaliza 14,99. Ainda não tem uma cobrança de frete pois ele depende da escolha do tipo (se será uma entrega, ou um pedido de retirada, etc).

3 – Neste exemplo vamos simular que o cliente solicita uma tele-entrega. Com isso será adicionado o valor de R$.5,00 que é o frete correspondente a este bairro.

4 – Quando for um pedido de tele-entrega, a comanda será marcada com um retângulo em destaque, para facilitar a organização interna.

5 – Ao informar o tipo de frete como “Tele Entrega”, o sistema calcula o horário de previsão da entrega.  Ele faz isso levando em conta os parâmetros configurados pra aquele bairro, e também a quantidade de pedidos que estão sendo produzidos. 

6 – Informe como o cliente deseja efetuar o pagamento. Por exemplo, se ele precisa da maquininha do cartão de credito, se é pagamento em dinheiro (e quanto de troco deve ser enviado), enfim como ele vai fazer pra pagar.   

7 – Nesse exemplo, vamos simular que será em dinheiro e que vai pagar com uma nota de 100,00.

8 – Informe o valor do pagamento no campo correspondente, e clique no botão de inclusão “(+)” marcado abaixo:

9 – Observe que a comanda será atualizada com o valor de troco que o motoboy deverá levar para agilizar a entrega.

10 – Se tudo estiver finalizado, clique em “Gravar e imprimir”

11 – Na sequência o sistema irá para a tela principal, onde mostrará o pedido na lista junto com os demais.

Automatiza OnlineFrente de Caixa – Registrando pedido de tele-entrega (cliente novo)
leia mais

Frente de Caixa – Login e Primeiro acesso

No comments

O Frente de Caixa, é o aplicativo utilizado para acompanhamento das operações do restaurante, desde a inclusão de pedidos, gerenciamento de entregas, emissão de documentos fiscais e comprovantes.

O acesso ao frente de caixa, é feito informando o usuário e senha pra login.

Sempre sugerimos que cada operador tenha sua senha própria, pra facilitar as auditorias e controles das operações.

Feito o login, o sistema faz todo o processo de sincronização com o servidor, pra atualizar a tabela de preços, ingredientes, mapas de mesas, configuracoes e tudo que o sistema precisa pra operar.

Essa é a tela principal do frente de caixa.   Ela é dividida em 5 partes:

  • No meio, a lista de pedidos;
  • Na parte superior, a Barra de filtros, que serve pra facilitar a visualização dos pedidos;
  • Na parte inferior direita, a Barra de botões, que dão acesso a várias funções do sistema, como por exemplo: iniciar uma nova venda, informar saída do motoboy, registrar despesas etc;
  • Ainda na parte inferior, ao meio, uma lista com as legendas explicando as cores da lista de pedidos;
  • E para finalizar, na parte inferior direita, os botões de integração com os aplicativos e com o site caso seu restaurante tenha o site dentro da plataforma.
Automatiza OnlineFrente de Caixa – Login e Primeiro acesso
leia mais